Um pouco da história dos blocos

O bloco criado por BKS Iyengar, hoje é um material extremamente conhecido e usado em vários métodos, um dos primeiros props de todo o praticante.

Foi idealizado para auxiliar os alunos a reduzir a dor no pescoço e o peso na cabeça em Sirsasana (postura invertida sobre a cabeça). Utilizado em conjunto com a parede pode ser montado de diferentes formas, depende do trabalho que se deseja fazer, pode dar sustentação às escapulas ou coluna torácica e é muito eficaz!



Com sua curiosidade, experiencia e generosidade, BKS Iyengar foi criando novas formas para o bloco, um deles é Quarter Round.

Bloco arredondado em um de seus lados, ajuda pessoas com os pés chatos e muitas vezes é utilizado nas posturas em pé, pois ajuda a minimizar dores de lesões nas isquiotibiais, virilhas, joelhos e quadril. Muito utilizado em conjunto com o Trestle (Cavalo).



Dentro dessa “família” de props, existe o bloco semicircular, o Round. A primeira ideia de uso dessa forma era para Supta Virasana, onde as costas não tocam o solo completamente, especialmente na região da coluna lombar e os suportes macios não eram suficientes para o trabalho desejado por BKS Iyengar.

Como todos os Props, além do uso pensado inicialmente, se ajusta para muitas adaptações em diversas posturas.



Esse tipo de material foi criado para ensinar praticantes mais experientes, dando suporte em pontos onde os alunos colapsam como o esterno, o abdômen, a bexiga... A densidade dos Props feitos com madeira é melhor, pois são mais firmes, já os suportes suaves das mantas e almofadas são recomendados para momentos de dor.

Ao longo da vida dedicada a prática e ensino de yoga, BKS Iyengar sempre buscava caminhos para auxiliar seus alunos, portanto, desde a criação do primeiro bloco surgiram muitas formas e tamanhos deste Prop.



Embora seja um Prop simples, suas utilidades são inúmeras e vão muito além do propósito inicial.

“...As pessoas com deficiências, como amputados e pessoas com membros artificiais também foram ajudadas por meu pai. Havia um homem de meia idade, que costumava praticar o equilíbrio da cabeça regularmente, que perdeu um braço como resultado de uma lesão de guerra. Ele desejava muito voltar a praticar o equilíbrio da cabeça, mas não conseguiu encontrar ninguém para guiá-lo. Ele se aproximou do meu pai, que deu atenção ao seu pedido. Ele trouxe um bloco de madeira, colocou-o verticalmente no chão e apoiou o braço amputado corretamente sobre ele, colocou a mão normal atrás da cabeça do homem e o fez fazer o equilíbrio sobre a cabeça por cinco minutos de uma vez. Tendo encontrado um jeito, o homem continuou com prazer sua prática de equilíbrio regularmente.”

Geeta Iyengar


Muito inspirador né?


Confira abaixo o vídeo que a professora Samira Kohn preparou para a gente com dicas de uso desses props na prática:



Até o próximo texto!

Glauber e Equipe Props Brasil.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Excelência na produção de Props